• Grey Facebook Icon
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Google+ Icon

Copyright © 2018 Renata Carelli

Fotografia para E-commerce:

7 dicas

No universo da publicidade, o trabalho fotográfico está inserido em quase todos os segmentos. É uma ferramenta com grande capacidade de prender a atenção das pessoas. ​A representação visual bem feita de produto ou serviço é fundamental, especialmente com os desafios de velocidade e visibilidade da era digital.

Por isso, separamos algumas dicas para você fazer um upgrade no seu e-commerce.

1) Dê atenção aos detalhes

 

Os detalhes realmente importam e internautas são bem sensíveis nesse ponto quando compram objetos, acessórios ou roupas.

Ao procurar uma bolsa, por exemplo, eles querem saber quantos compartimentos e quantos bolsos tem dentro. E não adianta por na descrição por que é preciso ver quantos objetos cabem lá dentro, o tamanho, etc.

 

2) Fundo branco ou ambiente?

 

Usar fundo branco é ótimo para manter o foco no que interessa: o produto.

 

O ideal é combinar fundo branco com algumas de ambientação para criar empatia, mas lembre-se que fotos com fundo branco são mais rápidas de carregar na web.

 

3) Mescle fotos amplas e detalhistas

 

O cliente não consegue tocar o produto e muitos têm dificuldades para perceber seus detalhes. Lembre-se disso e mescle fotos que mostrem o produto de maneira mais ampla com fotos que se preocupem com os detalhes. Sem abusar dos detalhes, pense nos itens que são fundamentais para a tomada de decisão do cliente, como se você mesmo estivesse comprando o produto e precisasse solucionar suas dúvidas exclusivamente através das imagens.

4) Pense na loja virtual e mantenha a coerência entre as fotos

 

É interessante como essa dica é simples, mas visualmente faz a diferença. Procure ter um estilo na hora de fazer suas fotos e mantenha esse estilo ao longo do trabalho, atrelado ao visual da loja virtual. Isso passará um senso de coerência ao seu cliente e de continuidade, com uma apresentação mais harmônica.

O mesmo vale para a posição dos produtos: mantenha os produtos sempre na mesma posição e orientação, ao menos dentro de um mesmo tipo de produto ou categoria específica.

 

Da mesma forma, veja qual é o enquadramento que a loja virtual terá e como os produtos podem caber nesse enquadramento. Se as imagens na página do produto são quadradas, será esse o enquadramento ideal. Se são retangulares, dispostas na vertical, fotos tiradas nessa linha ficarão melhores.

 

5) Pense em fotos 360°

 

Parece que a próxima onda já começou. Todos agora querem ter fotos 360° de seus produtos em lojas virtuais, de modo que o cliente possa virar o produto quase como se pudesse tocá-lo. Essa onda ainda está no começo e há poucos softwares disponíveis além de a captação das três dimensões requerer equipamentos específicos. Avalie com seu fotógrafo a possibilidade de fazer essas fotos 360° e como elas podem ser inseridas em sua loja virtual.

6) Faça vídeos de seus produtos

 

Vídeos também vendem! Como já disseram, se uma imagem vale por mil palavras, um vídeo vale por quantas imagens? Porém invista em vídeos de qualidade pra não correr o risco de o vídeo acabar depondo contra sua empresa.

7) Use os serviços de um profissional

 

Apesar de ser um investimento no começo, a qualidade de seus produtos será reforçada e será mais fácil vender. Portanto, o foco desse post é ajudá-lo a conversar com o profissional que fará suas fotos e não que você mesmo as faça por conta. Se você já tiver alguma experiência e estiver disposto a investir em equipamentos como câmera profissional, fundos, tendas e luz, vá adiante. Mas se não for seu foco, terceirize esse serviço sem medo e cuide de fazer com que sua loja venda e o investimento nas imagens retorne sem sustos.

Quer fotos para seu e-commerce?
Fale com a gente!

voltar